Novidades

Tipos de plástico: conheça as categorias e características

Tipos de plástico: conheça as categorias e características

Entender as diferenças entre os tipos de plástico é importante para a efetiva separação do resíduo desse material

O plástico é um dos materiais que estão entre os mais presentes no cotidiano, sendo indispensável em uma série de segmentos devido ao seu extenso potencial de versatilidade e durabilidade. Hoje, é praticamente impossível pensar na vida como se conhece sem a utilização do plástico enquanto matéria-prima para os produtos que utilizamos no dia a dia.

Uma das principais invenções do século 20, o plástico é originado do petróleo e se tornou um substituto da borracha, revolucionando inúmeros setores, como a medicina, o transporte, a construção civil e outros segmentos da economia. Mas, para atender todos esses mercados, é importante entender que o plástico divide-se em sete categorias, separadas de acordo com a decomposição de sua cadeira de moléculas.

Essa diferenciação é muito importante, especialmente quando se fala na separação do resíduo e destinação correta à reciclagem. Por isso, confira abaixo o levantamento da Lar Plásticos sobre tipos de plástico sintéticos que são potencialmente recicláveis, os chamados termoplásticos:

PET poli (tereftalato de etileno): O plástico PET normalmente compõe frascos e garrafas e está muito presente no nosso convívio, seja no setor alimentício, cosmético ou outros. É caracterizado por ser leve, impermeável e inquebrável. PEAD: polietileno de alta densidade: Esse tipo de plástico é comumente encontrado em embalagens de detergente, óleos automotivos e sacolas de supermercados por exemplo, tendo resistência química e às altas temperaturas. PVC: Popular para o uso de tubulações de água e esgoto, ele também está presente em embalagens de água mineral, mangueiras, brinquedos e muitos outros. PEBD ou PELBD: O polietileno de baixa densidade é flexível, leve, transparente e impermeável, sendo comum em sacos de lixo, plásticos filmes e sacaria industrial. PP: polipropileno: Esse tipo de plástico é muito utilizado em embalagens industriais, frascos, fios e cabos, autopeças, seringas e outros devido às suas características de conservar o aroma e sua rigidez e resistência às mudanças de temperatura. PS: poliestireno: Conhecida pela capacidade de isolamento térmico, essa categoria é utilizada em potes de sorvete, copos descartáveis e peças da parte interna de geladeiras, por exemplo. PLA: poli (ácido lático): É uma opção biodegradável, produzida a partir do amido de beterraba, mandioca e outros vegetais, sendo utilizada em copos, recipientes e demais embalagens. Além das categorias descritas, há ainda os chamados termorrígidos, que são plásticos que não se fundem mesmo em elevadas temperaturas, inviabilizando o processo de reciclagem. Como exemplo, é possível citar espumas de colchões, esponjas de cozinha, EVA e as resinas utilizadas em bolas de sinuca, revestimentos e tintas.

Fique atento à separação

Agora que você já conhece um pouco dos diferentes tipos de plásticos, a G plásticos deixa o alerta para que a separação desses materiais seja feita corretamente e a reciclagem não seja prejudicada, já que essa a forma mais responsável de fazer a gestão do resíduo plástico produzido em nosso cotidiano.

A G plásticos é uma plataforma de transformação sustentável que tem o plástico reciclado como base de mais de 95% de sua linha de produtos, contribuindo com a destinação correta através da circularidade.